Hoje, dia 17 de abril de 2025, celebramos com júbilo os 59 anos do nosso amado Movimento CJC. Cinquenta e nove anos de uma história transformadora, marcada pelo encontro de inúmeros jovens com a Espiritualidade Juvenil Salesiana e pelo desejo ardente de “Unir para Testemunhar”.
Ao longo destas quase seis décadas, o CJC é sinônimo de família para os jovens, um terreno fértil onde a semente da fé encontra solo acolhedor para germinar e florescer. Nós, que vivenciamos o dia a dia das nossas comunidades, somos testemunhas do impacto que o Movimento causa nas vidas dos jovens. Encontramos pessoas transformadas pela esperança, corações aquecidos pela amizade e projetos de vida sendo construídos, muitas vezes, por aqueles que tinham tudo para desistir. E são a esses que, em missão, nós buscamos resgatar.
Como em cada um dos dias desta jornada, sentimos a força do sonho do Padre Genário Augusto de Melo, nosso fundador, e a inspiração contínua do Padre Benevides, que diz: “Unir para Testemunhar deve ser sempre uma bandeira erguida com amor.”
Por isso, a certeza expressa por Pe. Genário de que: “A maneira de sermos jovens é uma maneira diferente” nos impulsiona a viver nossa juventude cristã com alegria e otimismo, sendo sal da terra e luz do mundo (Mateus 5, 13-16).
A partir de hoje, um novo ciclo dessa linda história se inicia: um ano de preparação e celebração rumo aos 60 anos: uma oportunidade de renovar nosso entusiasmo e de projetar um futuro ainda mais promissor para o nosso Movimento.
Agradecemos a Deus pela vida e pelo sonho do nosso fundador, Padre Genário, que plantou a semente do CJC. Além disso, reconhecemos a liderança inspiradora do Padre Benevides e de todos os orientadores gerais que, com dedicação e amor, guiaram-nos e continuam a guiar nossos passos. Expressamos nosso apreço ao Conselho Geral, aos coordenadores estaduais e locais, cujo trabalho incansável sustenta a unidade e a vitalidade do Movimento. E, principalmente, agradecemos a cada um que escolheu fazer parte desta família, nossa coragem e amor dão vida e significado aos 59 anos de CJC. Juntos, continuaremos a “Unir para Testemunhar”, erguendo sempre a bandeira do amor.