A Comunidade de Jovens Cristãos é um movimento que possibilita o protagonismo e a liderança juvenil há 53 anos. A formação destes jovens líderes é um dos objetivos da CJC e, nesse sentido, o movimento realiza diversos momentos formativos.
No dia 31 de agosto, 63 jovens da CJC das Comunidades situadas na Zona da Mata Norte de Pernambuco participaram do Encontro para Líderes CJC que aconteceu no Bairro da COHAB, em Aliança-PE.
Na ocasião, líderes veteranos partilharam experiência e saberes com os novos líderes no intuito de fortalecer a identidade do movimento e a vivência da Espiritualidade Juvenil Salesiana na atuação das lideranças nas diversas comunidades, constituindo-se como um espaço formativo intergeracional.
Pela manhã, Saulo Júnior e Humberto Gadelha da CJC Tracunhaém fizeram a apresentação dinâmica do tema “Um bom líder é aquele que forma outros líderes” e relembraram hinos da CJC. Em seguida, a coordenação estadual partilhou o calendário de atividades do segundo semestre. À tarde, o bate-papo sobre “O serviço na paróquia e a unidade entre as comunidades” foi realizado pelas veteranas Maria Aparecida da CJC Caueiras e Sandra Aveline da CJC Timbaúba Centro. Após esse momento, os jovens seguiram para as oficinas:
- Liderança e animação para jovens, com Joab Júnior da CJC Camutanga e Emerson da CJC Upatininga;
- Liderança e animação para crianças, com Karla Coordenadora Estadual da Mata 3
e Suzane Coordenadora Estadual da Mata 2; - Comunicação, com Flávio da ECOM – CJC;
- Finanças, com Thaís Tesoureira Estadual e Nayane da CJC Nazaré; e
- Secretaria, com Renata Secretária Geral e Marcela da CJC Caueiras.
Para concluir a formação, Dario, Sales e Jair, veteranos da CJC Timbaúba Centro, refletiram a frase do saudoso Padre Genário (SDB) “Não basta ser da CJC, é preciso amar a CJC”, fomentando a importância de sermos líderes que: seguem o exemplo de Jesus; dão testemunho cristão; e vivem o lema “Unir para Testemunhar”.
Por Karla Pereira – Coordenadora Estadual CJC – PE