O Outubro Rosa é uma Campanha Mundial que tem como objetivo a conscientização do controle do câncer de mama.
Para além disso, o mês é dedicado para proporcionar maior acesso ao atendimento médico e garantir o diagnóstico de tratamento com qualidade, contribuindo dessa forma, para a redução do índice de mortalidade.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é um tumor maligno que ataca o técido mamário e é um dos tipos mais comuns entre as mulheres, atingido apenas 1% dos homens.
Ao mesmo tempo que o câncer de mama é o que mata mais mulheres no mundo, conjuntamente, é também o que tem mais alta de cura quando diagnosticado inicialmente, afirma Bárbara Tace, diretora científica da Sociedade Mineira de Mastologia.
Os principais sintomas da doença podem ser percebidos na fase inicial do câncer, sendo assim, é fundamental a consciência da mulher para a detecção precoce do câncer de mama.
Entre os sintomas da doença, os sinais mais destacáveis são:
Nódulo fixo e indolor, geralmente estando presente em 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada e alterações de pequenos nódulos no pescoço e nas axilas.
Os meios de prevenção do câncer de mama estão relacionados com a promoção de hábitos considerados protetores.
Motiva-se, assim, que praticar atividades físicas, manter o peso corporal adequado e ter uma alimentação saudável são medidas preventivas para essa doença.
Se cuide.
A prevenção é fundamental.
Por Iris Alves, Secretária geral do Movimento CJC.
Fontes: INCA (https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer)
Hoje em Dia (https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/c%C3%A2ncer-de-mama-pode-ser-evitado-saiba-como-e-conhe%C3%A7a-os-principais-fatores-de-risco-1.746438)