“Tomai e comei, isto é o meu corpo…”
Hoje, somos convidados a contemplar a instituição da Eucaristia, o memorial perene da entrega de Cristo. Jesus diz: “Tomai e comei, isto é o meu corpo… Tomai e bebei, este é o meu sangue… Fazei isto em memória de mim” (Mateus 26, 26-28) e tais palavras ecoam através dos séculos, convidando-nos a participar deste mistério de amor, onde o pão e o vinho se transubstanciam no próprio Cristo, alimento para a nossa jornada.
Com isso, o ar se adensa com a solenidade de um amor que se doa por inteiro. Devemos nós, abandonar a sombra da traição e adentrarmos o cenáculo, onde o Mestre, em sua infinita humildade, cinge a toalha e lava os pés daqueles que o seguiram, gesto que alcança a profundidade da nossa alma, questionando nossas próprias resistências em servir e amar sem reservas.
Que nesta Quinta-Feira Santa, possamos abrir nossos corações à profundidade deste mistério, de forma que a imagem de Jesus lavando os pés dos apóstolos nos inspire a despojar-nos de nosso orgulho e a servir uns aos outros com o mesmo amor incondicional. Além disso, que a celebração da Eucaristia fortaleça em nós o desejo de sermos verdadeiros discípulos, portadores daquele amor que se entrega por inteiro, preparando nossos corações para a plenitude da Páscoa que se aproxima.