Quem Somos
O Movimento CJC (Comunidade de Jovens Cristãos) é um movimento eclesial católico que acolhe crianças, adolescentes e jovens, promovendo a vivência do carisma Juvenil Salesiano, motivando o lema: “Unir para Testemunhar”. Originado pela ação do Espírito Santo e pelo zelo pastoral do Pe. Genário Augusto de Melo, SDB.
A CJC fundamenta-se nas comunidades locais, compostas por fiéis batizados e jovens de ambos os sexos, pertencentes a uma determinada comunidade paroquial, sem limitação de número, que visa o crescimento pessoal e comunitário por meio do engajamento na Igreja local, para transformar a sociedade, à luz do Evangelho.
A CJC nasceu na cidade de Carpina, no ano de 1966.
A ideia foi concebida pelo Padre Genário Augusto de Melo (SDB), que preocupado com ausência dos jovens na Igreja, decidiu convidar a juventude para um encontro após a missa. O que ele não previa era que seu convite resultaria na formação de um grupo que se espalharia por todo o nordeste do Brasil: A Comunidade de Jovens Cristãos.
Inicialmente, chamado de Comunidade de Jovens Carpinenses, o Movimento CJC tem aceitação da juventude e começa a tomar forma com um carisma voltado para a ação por meio do protagonismo juvenil inspirado por Dom Bosco. Tendo início na presença salesiana em Carpina, o movimento também se expande para além dos ambientes salesianos, conservando a identidade, espiritualidade e ardor missionário.
Uma vez sendo transferido para Fortaleza–CE, também lá Pe. Genário decide fundar o CJC. A partir daí o movimento passa a ser Comunidade de Jovens Cristãos. Sob as orientações do Pe. Genário, os jovens atuam na Igreja local e na sociedade, com ações religiosas e trabalhos solidários, em favor dos mais necessitados. As boas notícias do movimento chegaram ao estado da Bahia, quando um padre decide criar também ali o CJC. Uma vez transferido para Salvador, Pe. Genário encontra-o bem fortalecido. O movimento foi se expandindo em diversas comunidades do Nordeste do Brasil, levando o carisma salesiano a diversas localidades, crescendo, tomando forma por meio de encontros regionais, documentos, símbolos, hinos e identidade.
Desde o falecimento do Pe. Genário a 6 junho de 1991, outros salesianos assumiram a Orientação Geral do Movimento que, até hoje, caminha e motiva-se com o lema: Unir para Testemunhar
Objetivos
- Integração: Integrar os jovens visando um maior crescimento da Igreja;
- Formação: Preparar os jovens com uma formação humana e cristã para vivenciar e ser capaz de transmitir aos outros os ideais cristãos;
- Espiritualidade: Empenhar os jovens na busca e vivência da espiritualidade juvenil salesiana;
- Compromisso: Criar condições para que os jovens possam engajar-se ativamente no processo de transformação cristã da sociedade.
Estrutura de Organização & Animação
O Movimento CJC conta com uma Estrutura de Organização dedicada a articular, coordenar e animar suas atividades, garantindo o melhor desempenho na aplicação de suas normas e diretrizes em níveis locais, estaduais e gerais. Esta estrutura é essencial para assegurar que os objetivos do movimento sejam alcançados de maneira eficaz em todas as suas frentes de atuação.
Projetos formativos
O Movimento realiza encontros, retiros e treinamentos que dão continuidade ao processo de formação e crescimento humano e cristão dos comunitários. Eles constituem um jeito de ser Igreja e de se viver em comunidade. São eles:
- TIVC (Treinamento de Integração e Vivência Cristã);
- TL (Treinamento de Líderes);
- TOM (Treinamento de Oração e Missão);
- Missão;
- TPC (Treinamento de Preparação para Congresso).
Outros: Vigílias, retiros, passeios, palestras, momentos esportivos, festivais culturais, encontros de familiares