No último sábado (8), Solenidade da Imaculada Conceição, a CJC Comunidade de Jovens Cristãos, lança a identidade Visual de sua marca. O Projeto foi elaborado e assinado pelo Designer Gráfico Flávio Medeiros, membro do Movimento e da Equipe de Comunicação da Pastoral Juvenil da CNBB, Jovens Conectados.
Flávio Medeiros, Designer Gráfico
“A identidade visual está em constante construção, pois vai além de um documento.”
“Pra mim, é motivo de muita alegria ter feito parte desse projeto tão importante para o meu Movimento, já era um desejo meu, há alguns anos tentamos iniciar, mas nunca conseguimos concluir, daí este ano recebi o convite de Elves (Elves Souza, Coordenador Geral do Movimento) para produzir e me joguei de cabeça”. Segundo Flávio, o projeto demorou em média 3 meses para ser concluído e ainda está em construção. “A identidade visual está em constante construção, pois vai além de um documento, a cada dia estamos atualizando as formas de fazer comunicação e de comunicar nossa ideia aos jovens, para isso nossa linguagem e nosso visual precisa sempre se adaptar”, afirmou.
O Manual
O manual de Identidade Visual do Movimento conta com 4 capítulos e deixa claro as formas de uso da Cruz de Malta (adotada como logo pelo Movimento desde sua fundação, há 51 anos). Saiba mais sobre o símbolo clicando aqui
Se adaptar
“Não houve alteração na Cruz de Malta criada por Francisco Mara, só fizemos adaptações para o uso técnico dela nas peças que poderão ser criadas para impressão e para web, para isso, fizemos uma grande pesquisa, estudos de marca e de tendência para que a Cruz de Malta possa se adaptar a tudo onde for aplicada. Foi bem prazerosa a pesquisa por que possibilitou trazer inúmeras opções de aplicação. Além disso foi criado uma assinatura padrão para o movimento em geral e para as comunidades locais. Também foi adotada uma tipografia padrão para compor a assinatura, para uso em documentos, site e hotsites, etc., usamos uma fonte gratuita chamada Montserrat e estamos utilizando ela em todo material, em todas as peças”, completou.
Flávio Medeiros
Fizemos uma grande pesquisa e estudos de marca e de tendência para que a Cruz de Malta possa se adaptar a tudo onde for aplicada.
Para tornar a aplicação ainda mais prática, todo material estará disponível para download em diversas extensões (EPS, Ai, SVG, PDF), bem como instruções de como aplicar e do que não fazer. “Estaremos disponibilizando, além dos arquivos para manipulação em programas de vetor, arquivos para uso no power point e word. Tudo pela qualidade”, brincou. “Espero o manual possa ajudar na criação e tornar ainda mais fácil essa tarefa”, concluiu o designer.
O manual está disponível num hotsite exclusivo em marca.movimentocjc.org.br e pode ser acessado clicando aqui ou diretamente no menu principal >>O Movimento>>Marca
#OlhaoSpoiler
Ainda foram produzidos modelos e templates de Sites e hotsites para o movimento, o movimentocjc.org.br também vem deste projeto. E contará com atualizações nos próximos meses para se tornar ainda mais versátil e integrar mais duas outras plataformas que serão disponibilizadas para o público até o 2º trimestre de 2019. “Paralelo à criação deste site principal, estamos produzindo outras duas plataformas que serão parte desse grande projeto virtual que a CJC está lançando. Ainda não podemos divulgar muita coisa por que ainda está em construção, mas a galera vai gostar, pois será um espaço de formação e integração e vai possibilitar muita coisa boa”, adianta o designer.
Da Equipe de Comunicação.