No último sábado, dia 27/02, aconteceu o Treinamento de Líderes (TL) na Zona da Mata 3, região que compreende as comunidades localizadas nas cidades de Timbaúba, Ferreiros e Camutanga. O TL é um momento voltado não apenas para a equipe de coordenação, mas também para todos os líderes de uma comunidade, consistindo em um encontro formativo de grande importância para o Movimento CJC que, geralmente, acontece a nível de estado. Mas esse ano teve que ser realizado de modo itinerante, um formato totalmente diferente por conta da pandemia de Covid-19, com a finalidade de proporcionar o contato presencial seguro entre os líderes de cada comunidade, a Coordenação Estadual e o Conselho Geral. Na ocasião, participaram das visitas a Coordenadora Estadual da Zona da Mata 3 de Pernambuco, Karla Aprigio, o Orientador Geral, Pe. Marcos Souza e Coordenador Geral, Elves Sousa.
Com o objetivo de aproveitar ao máximo o breve momento presencial com as comunidades foi realizada anteriormente, na quinta-feira (25/02), uma live com o Orientador Geral Pe. Marcos Souza (SDB) abordando o tema do TL “Fazer a Vontade de Deus a Exemplo de São José” e também o lema do treinamento “Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe, durante a noite, e partiu para o Egito” (Mt 2,14).
Iniciando as visitas no sábado pela manhã, na cidade de Timbaúba, o encontro aconteceu com as comunidades de Timbaúba Centro e Queimadas que partilharam suas realidades diante de mais um ano de pandemia. Do encontro, surgiu uma oportunidade de colaboração entre as duas comunidades, apoiando-se no compromisso dos líderes.
Ainda em Timbaúba, no período da tarde, o encontro aconteceu com a comunidade de Sapucaia que demonstrou grande perseverança diante das dificuldades impostas pela pandemia, continuando, mesmo que a distância, no acompanhamento dos jovens e com muita dedicação as crianças da CJC Mirim, se fazendo presente em diversas datas comemorativas durante o ano.
Seguindo com as visitas a equipe se dirigiu a cidade de Camutanga, encontrando lá também a comunidade vizinha de Ferreiros. Ali os jovens líderes das duas comunidades partilharam dificuldades parecidas e com a partilha enxergaram boas soluções para suas realidades.
Inspirados na coragem criativa de São José, neste ano a ele dedicado, o Movimento encontrou uma forma de levar o treinamento até cada comunidade. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, mesmo com o distanciamento e sem abraços, a presença se tornou esperança e marcou o início de uma atividade que o Movimento pretende fazer chegar a todas as comunidades.
Por: Elves Sousa e Karla Aprigio
Equipe de Redação | Movimento CJC