DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Hoje, dia 16 de julho, celebramos com grande alegria o Dia de Nossa Senhora do Carmo, também conhecida como Nossa Senhora do Monte Carmelo, padroeira dos carmelitas e símbolo de fé.

A devoção a Nossa Senhora do Carmo está intimamente ligada à Ordem dos Carmelitas, uma ordem religiosa que teve sua origem no Monte Carmelo durante o fim do século XII. Os primeiros carmelitas viviam uma vida de oração e contemplação. Eles construíram uma capela dedicada a Virgem Maria e os peregrinos que os visitavam começaram a chamá-los Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Por volta de 1209, os irmãos carmelitas pediram ao bispo Alberto de Jerusalém uma regra de vida, que ele escreveu de forma simples. Mais tarde, já na Europa, solicitaram a aprovação do Papa, que foi concedida por Honório III em 1226. A partir disso, os carmelitas seguiram o ideal de unir-se continuamente a Deus em todas as suas ações, inspirados pelo profeta Elias e pela Virgem Maria, sua mãe e protetora. Em 1235, devido a uma perseguição, os carmelitas se dividiram: um grupo permaneceu no Monte Carmelo e foi massacrado, enquanto o outro grupo se refugiou na Sicília, Creta, Itália e na Inglaterra. Lá, eles fundaram um mosteiro em Aylesford e São Simão Stock, Prior Geral dos Carmelitas, recorreu à oração.

Assim, segundo a tradição, em 16 de julho de 1251, a Virgem Maria apareceu a São Simão Stock após ele fazer uma oração e lhe entregou o escapulário, dizendo: “Recebe, meu filho muita amado, este Escapulário de tua Ordem, sinal de meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas: quem com ele morrer, não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e de amor eterno”.

O escapulário é um símbolo de proteção e representa a devoção à Nossa Senhora do Carmo, originalmente constituído de dois pedaços de tecido ligados por finas fitas que os fiéis leigos carregavam em seus ombros. Inicialmente “o escapulário remetia à obediência, ou seja, por meio do uso do escapulário o fiel consagrava a sua vida a Virgem Maria e se comprometia a ser obediente à vontade de Deus, como Maria foi.”

Nesse dia especial, peçamos a Nossa Senhora do Carmo que nos guie para o seu caminho de luz, nos envolva em seu Manto Sagrado e que receba os nossos agradecimentos por Ela ser uma mãe tão humilde, boa e amável.

“Ó Virgem do Carmo, Virgem do Escapulário, livrai-nos de todo mal, de toda a doença maligna e
das perseguições do inimigo. Assim como ajudai-nos a viver intimamente unidos a ti e ao teu
filho Jesus. Amém!”

por Gabriella Ribeiro | Equipe de Redação
Equipe de Comunicação | ECOM

Anterior Equipe de Comunicação (eCom) realiza terceira visita à Sede do Movimento CJC

Deixe o seu comentário

AV. Paulo Tavares de Lima, 15, Carneiro Leão, Carpina–PE

Novidades e Atualizaçãos

Você pode receber nossas novidades em seu email

[mc4wp_form id="228"]

Movimento CJC ©2023. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido com

por