No ano de 1988 o fundador da CJC, Pe. Genário Augusto, implementa o movimento no distrito de Umari, Bom Jardim-PE, de lá pra cá muitas vezes a comunidade adormeceu, mas sempre permaneceu o amor pelo Movimento. Deste amor surge a vontade da reativação da comunidade que ocorreu no dia 07 de Março, na Capela Nossa Senhora das Dores. A condução do encontro ficou na responsabilidade da coordenação estadual e do Conselho Geral da CJC, representados pela Coordenadora Estadual Suzane Mireli, as conselheiras do estado de Pernambuco, Maria Aparecia e Renata Barbosa, e a secretária geral do movimento, Iris Alves. Participaram do encontro mais de 20 jovens que saíram dispostos em fortificar a CJC em Umari.
No encontro foram trabalhadas palavras chaves que levavam a refletir sobre: Partilha, cuidado, comunhão e conhecimento, sendo abordadas através de dinâmicas. A reflexão da Palavra foi a partir do texto encontrado em 1 Tessalonicenses 5,6-17, relatando as nossas atitudes e que devemos cuidar um do outro. A CJC deve nos auxiliar nesse processo de cuidado, levando também a refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2020 que nos fala de cuidar da vida.
Para o desenvolvimento do tema realizou-se uma jogo de perguntas que teve por finalidade o conhecimento de alguns preceitos básicos da Igreja Católica e do Movimento CJC, mostrando que só amamos aquilo que conhecemos. Também conhecer primeiramente a Igreja a qual somos parte e sobre a CJC, fazendo menção a frase do Pe. Genário “Não basta ser da CJC é preciso amar a CJC”. Por fim o Conselho Geral pronunciou palavras de incentivo e apoio à comunidade e o encontro encerrou com a oração do Movimento CJC.
Por Fernando Lira – CJC Umari – Bom Jardim – PE