O Terceiro Domingo do Advento é um momento especial de alegria – Gaudete – e esperança, na preparação para a chegada de Jesus. O Evangelho de Lucas 3,10-18 apresenta João Batista na missão de preparar o povo para a vinda do Senhor. Ele ensina que a verdadeira alegria do Advento é a transformação interior, que se reflete nas ações concretas de amor ao próximo.
Aos questionamentos do povo, João responde de forma clara e precisa, convidando à prática da justiça na corresponsabilidade fraterna: sinais de um tempo novo no qual as pessoas são respeitadas, incluídas e valorizadas em sua dignidade humana. A alegria neste tempo do Advento consiste assim na vivência prática e atuante dos valores do Reino de Deus que preparam a chegada daquele que está próximo – Jesus.
Para os jovens cristãos e filhos de Dom Bosco, a alegria fortalecida no Advento se traduz em gestos concretos de amor, como ele fazia: sempre atento em fazer o bem aos jovens e a todos ao seu redor.
Com a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, este Advento inflame os corações de intensa alegria, na disposição de transformar o mundo com ações de bondade que gerem vida, preparando-os para receberem o Senhor com a mesma fé e esperança que Ela viveu ao aguardar o nascimento de seu Filho.
Breno Xavier, Redator-Chefe
Equipe de Redação | ECOM