Apresentação
O Movimento CJC, fundado em 1966, tem como documento norteador de suas ações as Normas e Diretivas. Carregando o sonho de ser aceito como membro da Família Salesiana de Dom Bosco, o Conselho Geral do Movimento CJC esteve com o Reitor Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Pe. Ángel Fernándes Artime, estando este no Brasil em visita à Inspetoria São Luiz Gonzaga, em 2017.
Atento ao pedido do CJC exposto pelo Conselho Geral, o Pe. Ángel deu parecer positivo. Mas, para tanto, o mesmo deveria conseguir o reconhecimento diocesano, por meio do ordinário local. Em partilha deste mesmo sonho com o bispo da Diocese de Nazaré da Mata, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, o Conselho Geral obteve respostas positivas e foi solicitado que as Normas e Diretivas do Movimento CJC fosse analisada e adequada segundo orientação de um
canonista. O Orientador Geral do Movimento CJC, Pe. Marcos Antonio, obteve orientações do Padre Paulo Profilo, canonista e diretor do Instituto Teológico Pio XI – São Paulo. À luz das orientações do canonista e das mudanças aprovadas em assembleia do Congresso Geral do Movimento CJC em janeiro de 2020, o resultado do trabalho do Conselho Geral do Movimento CJC foi submetido à apreciação de seis padres salesianos. Após uma sequência de reuniões, atendendo às orientações do canonista e dos padres salesianos, o Conselho Geral apresenta por meio deste documento as Normas e Diretivas do Movimento CJC que servirá para reconhecimento na Igreja Local e na Família Salesiana de Dom Bosco.
Esta versão atualizada das Normas e Diretivas do Movimento CJC é fruto de um processo iniciado em 2017, visando o fortalecimento da identidade do Movimento CJC no empenho de ser parte viva da Igreja, atuando ininterruptamente onde e quando a missão exigir, conforme o lema UNIR PARA TESTEMUNHAR.
Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude, e Nossa Senhora Auxiliadora intercedam por este bom propósito, alcançando de seu Filho Jesus Cristo o que humildade o Movimento CJC deseja alcançar, enquanto implora copiosas bênçãos sobre Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena e o Reitor Mor Pe. Ángel Fernándes Artime.
Carpina, fevereiro de 2022
Siglas e abreviaturas
Sagradas Escrituras
Mc Evangelho de São Marcos
Mt Evangelho de São Mateus
Documento da Igreja
CIC Códex Iuris Canonici
Termos salesianos
C Constituições da Sociedade de São Francisco de Sales
SDB Salesianos de Dom Bosco
Termos do Movimento CJC
CJC Comunidade de Jovens Cristãos
TIVC Treinamento de Integração e Vivência Cristã
TL Treinamento de Líderes
TOM Treinamento de Oração e Missão
TPC Treinamento de Preparação para o Congresso